Entre os dias 24 a 28 de janeiro de 2019, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Japão – Gaimusho, esteve em visita a São Paulo atendendo a uma intensa agenda, o ceramista OHI (Toshio) Chozaemon XI.
A cerâmica OHI, representativa da cidade de Kanazawa – Ishikawa possui uma tradição de mais de 350 anos no Japão.

 

Nos dias 24 a 27 de janeiro, três peças de sua autoria foram expostas na Japan House, em São Paulo, recebendo a visitação de um público de 12.430 pessoas. No dia 27 o Sr. OHI proferiu uma palestra, encantando o público presente.

No primeiro dia de sua visita ao Brasil, no dia 24 de janeiro, o Sr. OHI visitou a fazenda Tozan em Campinas, sendo recebido por uma comissão representativa de entidades japonesas. Neste mesmo dia, o final da tarde, fez  uma visita ao nosso Kaikan, sendo recepcionado pelo presidente Morinaga, diretores, e um grupo de alunas das aulas de cerâmica ministradas no kaikan. À noite, participou do jantar de boas vindas oferecido pela diretoria do Ishikawa Kenjinkai em um restaurante italiano nas proximidades do kaikan.

 

Nos dias 25 e 26, no Ateliê Hideko Honma, foi realizado um workshop para 30 participantes, bastante concorrido. Pelo nosso kaikan participaram 2 representantes da cerâmica: Lacy Tsukumo Andrade e Yumiko Fujii. “Foram dois dias de muito trabalho e aprendizado. O contato com ceramistas capacitados e a troca de informações e experiências certamente renderá  bons frutos. Esperamos difundir a cerâmica OHI amplamente” disse Lacy sobre a sua experiência no workshop.

A palestra ministrada no dia 27 na Japan House teve uma grande procura, superando o número de convites distribuídos, e muitos tiveram que assistir de pé aguardando por uma vaga.

No dia 28, a convite do Cônsul Geral do Japão em São Paulo Sr. Yasushi Noguchi, o Sr. Ohi participou de um almoço realizado na residência do cônsul. Participaram também o presidente Geraldo M. Morinaga, o vice-presidente Koniti Wada além de membros representativos da comunidade Nikkei.

Para nós do Ishikawa Kenjinkai foi uma visita muito especial e inesquecível, e esperamos poder difundir os ensinamentos passados pelo Sr. OHI em sua palestra e no workshop, esforçando-nos a cada dia para que a tradição de Ishikawa na cerâmica possa ser preservada e divulgada para as novas gerações.

Veja o artigo publicado no Jornal Nikkey sobre a visita. CLIQUE AQUI.