A Japan House promove, no período de 22 de abril a 25 de julho de 2019 a mostra “Japão 47 artesãos” apresentando peças de jovens artistas japoneses das 47 Províncias do Japão.

Dentro deste programa, cada uma das 47 Associações de Províncias do Japão em São Paulo foi convidada a se apresentar na sala de Seminários da Japan House, para falar ao público um pouco sobre sua Província.

Nosso Kenjinkai realizou uma Exposição e Palestra no dia 25 de junho (terça-feira) com o tema:

“ISHIKAWA – Conheça a Província por meio de sua arte e história”.

Para a exposição, levamos algumas peças representativas do artesanato tradicional da Província, entre elas:

  • Kimpaku: folheamento a ouro
  • Kutani Yaki: cerâmica
  • Ohi Yaki: cerâmica para cerimônia do chá
  • Kaga Yuzen: pintura em tecido
  • Urushi: pintura em laca

 

A palestra abordou a história de Ishikawa sob a luz do desenvolvimento das artes incentivado pelos senhores feudais, que encontraram nesta forma de expressão a sua força de sobrevivência e longevidade em um período de intensas guerras. Em uma hora e meia de apresentação, os palestrantes Caio Yuzo Higashino, Francisco Noriyuki Sato e Cristiane Akune Sato falaram sobre a longa e rica história de Ishikawa, com enfoque em suas artes e tradições.

 

 

 

Após a palestra, com o conhecimento adquirido, os visitantes puderam conferir novamente, com outros olhos, as peças de artesanato expostas.

Recebemos um número expressivo de visitantes, tanto na mostra como na palestra.  Agradecemos ao Sr. Claudio Kurita – diretor de Operações e Eventos e toda a equipe da Japan House por esta oportunidade e pelo suporte prestado. Pudemos apresentar ao público um pouco de nossa Provincia, a sua história, sua arte e seus principais pontos turísticos.