O 20º Bunkasai – Festival da Cultura Japonesa da Associação Ishikawa-ken do Brasil foi comemorado com muita alegria e várias novidades. O evento aconteceu em nossa sede, nos dias 08 e 09 de junho de 2019, recebendo mais de 460 visitantes!

Como em todos os anos, os alunos dos cursos ministrados em nosso kaikan: Aquarela, Cerâmica, Etegami e Ikebana apresentaram o resultado de seu aprendizado ao longo do ano através da exposição de lindos trabalhos feitos com muito esmero e talento. Foram realizados workshops de Aquarela, Etegami e Ikebana, que, de tão concorridos, não foi possível a participação de todos os interessados. Esperamos que no próximo Bunkasai, mais pessoas possam participar destas experiências.

 

 

 

 

 

Este ano, na abertura, contamos com a ilustre presença do Consul Geral do Japão em São Paulo Sr. Yasushi Noguchi, que nos prestigiou com suas palavras de congratulações além de participar do “Motitsuki” junto aos voluntários do kaikan que estavam preparando o Moti. Contamos também com a presença do Sr. Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren que sempre nos tem prestigiado, e que nos brindou com suas palavras na abertura do evento.

Tivemos a apresentação do Utai, pelos Srs. Yasuyoshi Takeshita e Isao Takigahira, trazendo com o canto “Tsurukame” uma mensagem de longevidade e felicidade a todos os presentes, assim como ao kenjinkai. Na sequencia, tivemos uma linda apresentação de Koto, pela professora Keiko Nagase e Sra. Hisako Futada, da Associação Cultural de Koto Michio Miyagui do Brasil que encantou os presentes.

 

 

Como marco das comemorações da 20ª edição do Bunkasai, o espaço da exposição foi totalmente remodelado, trazendo leveza e fluidez. Nossos agradecimentos e cumprimentos ao associado Caio Yuzo Higashino que preparou a arte do panfleto oficial assim como o estudo do novo layout. Ao nosso Seinen-bu, liderado pela Fernanda Miyamura, que trabalhou intensamente na preparação do espaço e na divulgação do evento, assim como na preparação dos petiscos para o brinde de abertura e o delicioso Karê Rice, servido no almoço de sábado e bastante elogiado pelos visitantes.

E, como acontece todos os anos, a preparação do Moti pelo Fujin-bu, auxiliado pelos voluntários que sempre nos ajudam com muita boa vontade e alto astral. O Moti já se tornou tão popular que muitos visitantes vêm ao evento especialmente para comprar este prato.

 

Este ano tivemos uma novidade especial. A realização, no domingo dia 09 de junho, dentro da pauta de atividades do Bunkasai, a palestra da arquiteta Marina Pereira de Lacerda e de Beatriz Ortiz e Silva que explanaram sobre a Arte e Arquitetura no Japão, muito elogiada pelos participantes.

 

 

 

 

 

Nas palavras do presidente Geraldo Massayuki Morinaga, a união e esforço de todos, membros da diretoria, voluntários, fujin-bu, seinen-bu e dos professores e alunos dos cursos, resultaram em um evento memorável.

“Esperamos poder continuar a divulgar a cultura japonesa pelas suas diversas formas de expressão através das artes e artesanato. E desde já, gostaria de convidar a todos para participarem do nosso próximo Bunkasai no ano de 2020!” disse o presidente.

Veja algumas fotos do evento