Em 28 de abril de 1908, partia do porto de Kobe no Japão rumo ao porto de Santos, o navio Kasato Maru trazendo a bordo os primeiros imigrantes do Japão. Nove anos se passaram e no dia 27 de agosto de 1917, aportavam em Santos, do navio Seattle Maru, os primeiros imigrantes vindos da Província de Ishikawa. Foram 3 famílias representadas respectivamente pelos Srs. Yasubei Yasuda juntamente com o seu irmão Tomojiro Yasuda, Matajiro Yamaguishi e Kurosuke Tanaka, todos oriundos da cidade de Komatsu.

Seguindo esses pioneiros, dezenas, centenas de outras famílias de Ishikawa-ken vieram para o Brasil e se instalaram principalmente nas fazendas de café, algodão e outras lavouras em várias cidades nos estados de São Paulo e do Paraná.

Todos, a exemplo dos primeiros imigrantes, vieram ao Brasil na esperança de ganhar bons salários, economizar muito dinheiro e retornar ao Japão em um curto espaço de tempo, e assim poder proporcionar uma vida melhor para si e aos seus familiares.

Mas o que encontraram ao chegar ao Brasil foi um cenário muito diferente. Os imigrantes sofreram muito, recebiam baixos salários, moravam em instalações precárias, e se depararam com uma alimentação totalmente diferente. Além disso, havia o problema da língua, e a perda de muitos entes queridos devido a doenças tropicais como a malária.

Mesmo em meio a todo sofrimento, o que os japoneses mais se preocupavam era com a educação dos filhos. Muitas famílias, assim que tiveram oportunidade, mudaram-se para as zonas urbanas onde poderiam proporcionar educação aos filhos e dedicar-se a outras atividades diferentes da lavoura.

Foram eles, todos esses primeiros imigrantes que, 20 anos depois, fundaram em 1937 o Ishikawa Kenjinkai, para poderem se reunir, manter a cultura e tradição e certamente, ao encontrar outros conterrâneos, poderem matar um pouco a saudade que tinham da terra Natal. Durante vários anos esses associados se reuniam nas residências dos diretores, em restaurantes ou em outros locais, sempre mantendo contato com o governo da Província Mãe.

Em 1970 iniciou-se um programa de intercâmbio de jovens estudantes que continua até os dias de hoje. Iniciou-se também em 1980 um programa em que o governo de Ishikawa convidava os isseis que nunca tiveram oportunidade de visitar o Japão depois que vieram ao Brasil. Foram mais de 300 pessoas agraciadas com este convite.

Nessas ocasiões, a Associação das famílias de emigrantes de Ishikawa-ken sempre esteve presente, recepcionando e apoiando a todos que visitavam a Província de Ishikawa a convite do governador, atividade esta que permanece até os dias de hoje.

Em 1995, graças à ajuda do Governo de Ishikawa-ken e também de todas as 41 cidades da Província, foi construída a sede da Associação Ishikawa-ken do Brasil.

No ano de 2017, a associação comemorou, com muita alegria, os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes de Ishikawa-ken, os 80 anos de sua fundação e os 22 da construção de sua sede.

E continuamos a escrever esta história, com o espírito de superação herdado dos pioneiros, apoiados pelos associados e amigos que se esforçam e se dedicam em prol do crescimento e continuidade da Associação.