O 22º Bunkasai – Festival da Cultura Japonesa da Associação Ishikawa-ken do Brasil foi realizado em um final de semana de muito calor e com muito alto astral. O evento aconteceu em nossa sede, nos dias 23 e 24 de setembro, recebendo aproximadamente 400 visitantes!

Os alunos dos cursos ministrados em nosso kaikan: Aquarela, Cerâmica, Etegami e Ikebana apresentaram o resultado de seu aprendizado ao longo do ano através da exposição de lindos trabalhos feitos com muito esmero e talento.

 

O workshop de Ikebana foi muito concorrido, e não foi possível a participação de todos os interessados. Esperamos que no próximo Bunkasai, mais pessoas possam participar desta experiência.

 

 

 

Este ano, contamos com a presença do Sr. Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren que sempre nos tem prestigiado, assim como a Sra. Cristina Zoriki da Rocha Brito, diretora de comunicação do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social que nos brindaram com suas palavras na abertura do evento.

O Sr. Ryosuke Kuwana, Cônsul Geral do Japão em São Paulo também nos agraciou com a sua ilustre presença, e fez a alegria dos voluntários ao visitar o “back office” da preparação do Moti.

 

 

 

 

Como atração da abertura, tivemos a apresentação dos músicos do grupo Sankyu que encantou a todos os presentes com melodias em Koto e Shinobue.

 

 

 

E, como acontece todos os anos, o Moti foi preparado pelo Fujin-bu, e pelos voluntários que sempre nos ajudam com muita boa vontade e alto astral. O Moti já se tornou tão popular que muitos visitantes vêm ao evento especialmente para adquirir este prato.

Este ano tivemos também várias comidinhas que foram oferecidas aos visitantes, como o delicioso sanduiche de pernil, pastéis, oshiruko e o kakigoori (raspadinha), que ajudou a espantar um pouco o calor nos dois dias.

Nas palavras da presidente Erina Takebe, a união e esforço de todos, membros da diretoria, voluntários, fujin-bu, seinen-bu e dos professores e alunos dos cursos, resultaram em um evento especial.

 

Esperamos poder continuar a divulgar a cultura japonesa pelas suas diversas formas de expressão através das artes e artesanato. E desde já, convidamos a todos para participarem do nosso próximo Bunkasai no ano de 2024!